Devemos estadiar os linfonodos nos Sarcomas de Partes Moles?

Escrito Por: Dr. Reynaldo Jesus-Garcia Filho
Publicado dia: 13/03/2020
Atualizada em: 02/01/2021

Alguns Sarcomas de Partes Moles podem apresentar disseminação ganglionar. Em um estudo que revisou 15.525 pacientes com sarcomas dos tecidos moles, no National Cancer Institute (SEER), revelou que apenas 5,3% dos pacientes apresentavam metástases ao diagnóstico. O Sarcoma Sinovial, o Rabdomiossarcoma, o Sarcoma de Células Claras, o Sarcoma Epitelioide e o Lipossarcoma com células redondas foram os tumores que mais frequentemente desenvolveram metástases linfonodais. Nesses tumores, a Ressonância Magnética das regiões proximais aos locais de acometimento ou o PET-CT, podem mostrar nódulos suspeitos. A biópsia desses nódulos, guiada por Ultrassom  previamente ao tratamento cirúrgico, é indicada.

Realizamos de rotina o PET-CT oncológico para os pacientes que se apresentam com esses tumores nas extremidades ou na raiz dos membros (axila e região inguinal). As lesões suspeitas são biopsiadas antes da cirurgia diminutiva do tumor.

 

Referencia:

Jacobs AJ, Morris CD, Levin AS. Synovial sarcoma is not associated with a higher risk of lymph node metastasis comparaded with other soft tissue sarcomas. Clin Orthop Relat Res. 2018 Mar;476(3):589-98.

Metástases no osso

Fratura Patológica – Tratamento Cirúrgico Profilático

Fratura Patológica – Tratamento Cirúrgico Profilático

Diferenças de resultados da cirurgia  profilática das fraturas patológicas iminentes em ossos longos versus o tratamento somente após as fraturas completas A doença óssea metastática no osso pode levar à dor, incapacidade e risco de desenvolvimento de uma fratura patológica, que está associada a uma deterioração na qualidade de vida e possivelmente um prognóstico pior […]

+ Ler Mais
Crio Ablação para o tratamento de Metástases Ósseas de Câncer de Rim

Crio Ablação para o tratamento de Metástases Ósseas de Câncer de Rim

As metástases ósseas do Câncer de Rim são osteolíticas e comprometem os ossos longos e os ossos da pelve. No casos em que a cirurgia não está indicada, a Crio-Ablação tem se mostrado eficaz.

+ Ler Mais